A pesquisa CNT/Sensus mostrou que para 39,2% do total de entrevistados o Brasil não está preparado para enfrentar uma nova crise econômica mundial. Entre as pessoas que ouviram falar dela originada nos Estados Unidos e a possibilidade de uma crise mundial, o porcentual dos que avaliam que o Brasil não está preparado fica em 70,8%. Em relação ao total de entrevistados, 12,9% avaliam que o Brasil está preparado, o que representa 23 2% dos que têm acompanhado ou ouviram falar da crise.

continua após a publicidade

Questionado se esse dado não contradiz as expectativas positivas que a própria pesquisa mostrou sobre a economia brasileira, o diretor da Sensus, Ricardo Guedes, explicou que o levantamento sobre a crise mostra uma preocupação que não invalida o otimismo com a economia brasileira. Esse otimismo ficou claro com o resultado de uma outra pergunta sobre quanto tempo vai durar o crescimento do País. Para 60,9% dos entrevistados, o Brasil não vai parar de crescer, enquanto que, para 11,6%, o Brasil vai continuar crescendo nos próximos 4 anos. Para 5,3% dos entrevistados, o crescimento do Brasil vai durar 1 ano. Para 5 2%, a expansão vai durar por seis meses, e para 4,3%, o crescimento vai persistir por mais dois anos.

De acordo com a pesquisa, 22,1% têm acompanhado o noticiário sobre a crise e 33,2% ouviram falar da crise. Os que não ouviram falar ou não têm acompanhado o assunto correspondem a 41,9% dos entrevistados.

continua após a publicidade