O papa Francisco nomeou nesta segunda-feira, 23, o monsenhor Fernando Ocáriz Braña, de 72 anos, prelado da Opus Dei. O pontífice confirmou a eleição realizada pelo terceiro congresso eletivo da Prelazia no mesmo dia.

continua após a publicidade

Com a nomeação, o monsenhor Ocáriz, que até então era vigário auxiliar, virou o terceiro sucessor de José María Escrivá, fundador da Opus Dei, após a morte do monsenhor Javier Echevarría, em 12 de dezembro.

continua após a publicidade

Ocáriz nasceu em Paris em 27 de outubro de 1944, filho de família espanhola exilada na França por causa da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Ele é o filho mais novo de oito irmãos.

continua após a publicidade

O monsenhor é licenciado em Ciências Físicas pela Universidade de Barcelona (1966) e em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense (1969). Ele obteve o doutorado em Teologia em 1971 na Universidade de Navarra. No mesmo ano, foi ordenado sacerdote.

De acordo com a Opus Dei, em seus primeiros anos como presbítero, Ocáriz se dedicou especialmente à Pastoral Juvenil e Universitária.

Desde 1994 é vigário geral da Opus Dei e, em 2014, foi nomeado vigário auxiliar da Prelazia. Durante os últimos 22 anos acompanhou o prelado anterior, monsenhor Echevarría, em suas visitas pastorais a mais de 70 países. Nos anos 1960, quando era estudante de Teologia, conviveu em Roma com o fundador da Opus Dei. Desde jovem, é aficionado por tênis, esporte que pratica até hoje.

Nos próximos dias, o novo prelado vai propor aos congressistas os nomes de seus vigários, além dos demais novos membros dos conselhos que o auxiliarão durante os próximos oito anos.