O frade cubano José Olallo Valdez será beatificado. O papa Bento XVI aprovou nesta segunda-feira (17) um milagre atribuído a ele e que lhe foi apresentado pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos cardeal Saraiva Martins. Valdez será o segundo beato cubano. No ano passado, o papa beatificou José López Piteira junto com 497 mártires assassinados durante a Guerra Civil da Espanha.

continua após a publicidade

A beatificação é o último estágio para a canonização, que faz do beato um santo com direito a ser cultuado em toda a Igreja. O beato tem culto limitado a igrejas de sua diocese e na ordem religiosa à qual pertenceu.

Esta é a segunda deferência que Bento XVI faz a Cuba nesta Semana Santa. Por determinação do papa, na próxima quinta-feira, a coleta de ofertas da missa presidida por ele na Basílica de São Pedro, no Vaticano, será destinada às crianças do orfanato Edad de Oro, de Havana.

O frade José Olallo Valdez nasceu em Havana em 12 de fevereiro de 1820. Ele era religioso professo (irmão coadjutor não sacerdote) da Ordem de São João de Deus e se notabilizou pela assistência que deu às vítimas do cólera durante a epidemia de 1835, em Camagüey. Morreu em 7 de março de 1889.

continua após a publicidade