Foto: Edson Santos/Agência Câmara |
Ministro Palocci manobra e adia depoimento para o ano que vem. continua após a publicidade |
O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Moraes (PFL-PB), informou, no início da sessão, que colocará novamente em votação, na próxima terça-feira, o requerimento convocando o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para depor. Segundo Moraes, Palocci foi educado, mas direto, ao afirmar, na ligação que lhe fez terça-feira, que rejeitava o convite para comparecer em data acertada com a CPI, ainda este ano, e que preferia que o assunto fosse discutido em votação. ?Não cabe, portanto, fazer um novo convite a quem já recusou o primeiro?, observou o senador. ?A justificativa do ministro de que esteve em comissões do Senado e da Câmara (nas últimas duas semanas), no meu entender, não justifica a sua posição, porque aqui – na CPI – ele não viria tratar de economia; viria, sim, se defender de uma série de denúncias de que é alvo.?
Efraim Moraes assegurou que não há radicalismo, nem de sua parte nem da do relator, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN). Ontem cedo, Palocci ligou para o líder do PDT no Senado, Osmar Dias (PR), ?ponderando?, segundo Dias, que não vê necessidade de comparecer agora à CPI dos Bingos.
Osmar Dias disse que lhe respondeu que a posição do PDT é clara: a de defender o depoimento do ministro ainda este ano. O senador paranaense se queixou ao ministro do fato de, até agora, ele não ter respondido ao requerimento de sua iniciativa, aprovado em maio pela Comissão de Agricultura do Senado para que ele venha se pronunciar sobre medidas destinadas ao setor agropecuário.
Palocci alegou, segundo Dias, que não entende de agricultura. Mas o senador disse que isso era o de menos, pois o interesse da comissão é tomar conhecimento das ações relacionadas a orçamento, créditos e taxas de juros aplicados ao setor produtivo.