País tem 54 hospitais para atender casos de gripe suína

O Brasil dispõe de 54 hospitais de referência para atender eventuais novos casos de gripe suína – Influenza A (H1N1). Há ainda medicamentos prontos para tratar 12,5 mil pessoas e 9 milhões de doses em pó para futura fabricação. Além disso, a partir de hoje, a Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Infectologia divulgarão um guia de diagnóstico e tratamento da doença para médicos. O Ministério da Saúde confirmou ontem os quatro primeiros casos confirmados da enfermidade no País.

No entanto, segundo especialistas, a vigilância epidemiológica deve ficar em alerta, agora, para eventuais sinais de transmissão do vírus dentro do País. Conforme o gerente da Área de Vigilância em Saúde e Gestão de Doenças da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, os principais sinais disso são registros de conglomerados de pessoas com sintomas da doença e que não saíram do Brasil. As autoridades devem atentar principalmente para situações assim entre jovens, faixa etária mais atingida pela nova doença.

“A grande prova de fogo será daqui para a frente”, afirma Juvêncio Furtado, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. Ele considera que o Brasil, até agora, adotou as medidas adequadas para controle da doença. “Seguimos as diretrizes internacionais sobre o tema. Se houver transmissão no próprio País, veremos a capacidade das autoridades. Os médicos precisam ficar atentos para identificar rapidamente qualquer caso suspeito.” Os hospitais de referência podem ser consultados no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna