Após 25 anos de "densa incerteza" em relação aos rumos da economia, o Brasil pode agora olhar para frente e planejar com segurança o futuro das novas gerações. A avaliação é do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

continua após a publicidade

Segundo ele, as condições favoráveis, como o controle da inflação, são fruto de ações e medidas adotadas por diversos governos, mas especialmente, nos últimos anos, pela "mão firme" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O horizonte era muito turvo, era difícil enxergar além de dois ou três meses, com taxa de inflação de mais de 20%, 30% ao ano. Hoje é possível olhar para o futuro graças ao fato de a economia ter amadurecido, destacou o presidente do BNDES, que participou nesta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro, da abertura da 20ª edição do Fórum Nacional. O encontro reúne até sexta-feira (30) especialistas para debater a economia nacional.

Coutinho destacou que a condução da política macroeconômica no governo atual possibilitou a consolidação das condições no plano do balanço de pagamentos, das condições fiscais para que o Brasil pudesse dissipar essa densa incerteza e olhar para frente".

continua após a publicidade

De acordo com ele, diante dessas condições, o fórum poderá adotar uma nova agenda e contribuir para um projeto de desenvolvimento do país com segurança.

Para o presidente do BNDES, os debates que surgiram nas edições anteriores do Fórum Nacional também contribuíram para o amadurecimento da economia brasileira. Ele classificou os encontros de "usina de produção de idéias".

continua após a publicidade

Durante o evento, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou selo comemorativo pelos vinte anos de realização do fórum.