O diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Dornelles, afirmou que "tudo indica" que o Brasil conseguirá antecipar de 2013 para 2010 o início da mistura obrigatória de 5% de biodiesel ao diesel comum, vendido no País (o chamado B5).
Dornelles, que participa da primeira reunião do grupo de trabalho sobre bioenergia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, informou também que até o fim deste ano a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) concluirá os testes que está realizando com veículos para analisar o desempenho da mistura de 5%. "Até o momento não foi detectado nenhum problema preocupante, os veículos estão rodando bem."
Segundo Dornelles, para suprir a mistura de 5% em todos os postos do País, a produção de biodiesel terá de chegar a cerca de 2,7 bilhões de litros por ano, o que segundo ele, será conseguido. A partir de janeiro de 2008 começará a vigorar a obrigatoriedade da mistura de 2% do biodiesel ao diesel.