PAC não é marketing de governo, diz Dilma Rousseff

Brasília – A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira (3) que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não é uma operação de marketing do governo, uma vez que o ele "existe e está sendo concretamente realizado".

"O PAC não inventa a roda. Trabalha com as rodas existentes, mudando um pouco a direção", afirmou, acresentando que o programa colocou a agenda do desenvolvimento na ordem do dia do país.

Dilma destacou que existe um elemento fundamental na gestão do PAC, a prestação de contas a cada quadrimestre. "Prestar contas é instrumento de gestão. A prestação de contas exige um grande comprometimento de todos os órgãos do governo em se esmerar para resolver os problemas".

A ministra, que participou hoje do 1º Seminário Nacional de Orçamento Público, garantiu que o governo vai acelerar o empenho do orçamento do PAC. Ela também frisou que o PAC tem como meta fazer mais gestão de risco e não apenas de um cronograma de obras.

"A avaliação do comitê gestor do PAC  é de olhar onde estão os riscos de interrupção dos conjuntos de eventos,  que vai desde o estudo, passando pelo projeto, pelas diferentes fases de licitação, pela obra propriamente dsta".

A ministra comentou, ainda, o resultado do leilão de licitação de um trecho da ferrovia Norte-Sul, arrematado hoje pela Companhia Vale do Rio Doce por R$ 1,4 bilhão.

Ela disse não ver problemas no fato de um único concorrente ter arrematado o trecho. Segundo ela, seria ruim se ninguém apresentasse uma proposta.

"Que sobre dinheiro para construir o segundo trecho. Que nós concluamos a ferrovia, pois são mais de mil quilômetros cortando o coração do Brasil".

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