Brasília – Até 2011, todas as brasileiras grávidas terão direito a seis consultas de acompanhamento pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A promessa foi feita nesta quinta-feira (21) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante o lançamento do projeto de implementação do Programa Mais Saúde (PAC da Saúde).
Outra meta anunciada é levar, a cerca de mil municípios brasileiros, ações de promoção e monitoramento ?humanizadas e seguras?, com foco nas gestantes e em crianças com idade entre 0 e 6 anos.
O ministro prometeu também qualificar 2 mil profissionais da saúde para o serviço de emergência e urgência em clínicas de maternidade.
Para Temporão, o PAC da Saúde precisa combater o ?surto? de cesarianas realizadas no Brasil. A meta é reduzir as taxas da operação ? dentro do SUS ? de 30% para 25% e encorajar a escolha da gestante pelo parto normal.
No pacote de medidas está prevista ainda a realização de 31 mil vasectomias e de 50 mil laqueaduras em 2008. Ainda no âmbito do planejamento familiar, centros de reprodução assistida devem ser criados em cinco universidades federais do país.
O Ministério da Saúde pretende ainda ampliar o número de equipes que trabalham com ?saúde da família?, passando de 27 mil para 41 mil até 2011.
Para a saúde do homem, o PAC da Saúde prevê a ampliação em 20% do número de consultas médicas ? passando de 121 mil para 210 mil ao ano. O número de ultra-sonografias de próstata também deve ser ampliado em 20%.