Brasília – O Programa Mais Saúde, lançado nesta quarta-feira (5) pelo governo federal, prevê mudanças nos planos de saúde, como a eliminação da necessidade do cumprimento dos prazos de carência em caso de mudança de operadora. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse considerar injusta essa exigência.

continua após a publicidade

?É justo que quando você entra no sistema, você cumpra uma carência, que pode ser de dez meses em média. Mas não é justo que, ao mudar de um plano para outro, você tenha que cumprir novamente essa carência?, disse Temporão, durante o lançamento no Palácio do Planalto.

Outro objetivo do Programa Mais Saúde, conhecido também como PAC da Saúde, é estabelecer novas formas de ressarcimento dos planos de saúde pelos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS) a usuários dos planos privados.

?Apesar de a lei que criou a Agência Nacional de Saúde estabelecer o ressarcimento, na prática esse ressarcimento hoje não está vindo. Ou seja, todos os brasileiros usam o sistema de saúde, inclusive os que pagam planos e seguros, mas o SUS não está recebendo de volta a remuneração por esses procedimentos?, afirmou Temporão.

continua após a publicidade