São Paulo
– A primeira pesquisa de opinião do Ibope feita após as eleições em relação à expectativa sobre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva mostra uma onda de otimismo da população. O índice de pessoas que esperam um governo ótimo ou bom supera o número de eleitores que Lula teve no segundo turno: um quinto dos entrevistados (20%) acredita que ele fará ótima administração e 47% acham que será boa. No segundo turno, de acordo com os resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 61,27% dos votos válidos (descontados os nulos e em branco) foram para Lula, enquanto José Serra (PSDB) obteve 38,73%.Dos eleitores que declararam voto em Lula, 77% têm expectativa positiva para o novo governo, enquanto entre os eleitores de Serra a taxa é de 45%. Para 21% dos entrevistados, o governo de Lula será regular; apenas 4% acham que será ruim ou péssimo; e 9% não opinaram.
Melhoras
A maioria dos eleitores (63%) acha que sua vida vai melhorar com o novo governo, em comparação a 4% que acreditam que vai piorar. Para 26% não vai mudar nada. Em relação à vida da maioria dos brasileiros, 73% crêem que vai melhorar; para 5% vai piorar e 15% acham que não vai mudar.
Quase metade (48%) dos brasileiros acha que Lula vai cumprir a maioria das suas promessas de campanha; 8% acreditam que ele vá cumprir tudo; 34% acham que vá cumprir a minoria; e para 4% ele não vai cumprir nada. A pesquisa foi feita com recursos próprios do Ibope entre os dias 14 e 17. Foram entrevistados 2 mil eleitores e a margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.