Oposição ameaça parar Senado contra manobra de Renan

Capitaneados pelo PSDB e Democratas, senadores da oposição e com a adesão de dissidentes da base aliada ameaçam paralisar o Senado caso o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), tente na próxima terça-feira, durante reunião da Mesa-Diretora do Senado, retardar ou limitar as investigações do Conselho de Ética. Além de se retirar do plenário, a oposição está examinando, inclusive, a hipótese de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso Renan interfira com o objetivo de restringir a perícia da Polícia Federal.

Hoje, a atitude de Renan de adiar a reunião da Mesa para a véspera do início do recesso parlamentar, incomodou até mesmo senadores aliados, como a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), que se uniu aos protestos do PSDB, PDT, PSOL e DEM.

"Vamos esticar este clima de acirramento até terça-feira", disse a petista, fazendo um apelo para que os senadores voltem a se respeitar. "Lamento que a reunião da Mesa não tenha acontecido", prosseguiu. O clima de confronto provocado por Renan está, na avaliação de seus próprios aliados, se intensificando a cada dia. Para senadores do PMDB, Renan está se preocupando demasiadamente com os aspectos jurídicos de sua defesa, mas perdendo terreno no campo político.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo