Assistentes sociais, psicólogos e técnicos de enfermagem ligados a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio participaram de uma operação na manhã de hoje para recolher moradores de rua e usuários de crack na região do Parque União, na entrada da Ilha do Governador, na zona norte.
A operação começou por volta das 7h com a participação de 19 profissionais e resultou no acolhimento de 67 pessoas, sendo que cinco deles são adolescentes. Todos passarão por identificação e depois serão encaminhados para abrigos.
A operação acontece devido a migração de usuários de drogas para o local após a ocupação das comunidades do Jacarezinho e da Complexo de Manguinhos, no último final de semana. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, outros pontos da cidade já foram mapeados e são apontados como destino de usuários.
Um dia após a ocupação de Jacarezinho e Manguinhos muitos usuários de crack foram também para frente do Departamento Náutico do São Cristóvão Futebol e Regatas, em Ramos, bairro vizinho, também no subúrbio. Em meio a montes de lixo, os usuários improvisam acampamentos no local.
Outros grupos de usuários da droga se espalham nas entradas de comunidades próximas como Nova Holanda. Alguns se escondem atrás de tapumes de obras da Transcarioca (corredor expresso de ônibus) na avenida Brasil.