Uma operação do Ministério Público de São Paulo, com apoio das polícias Civil e Militar, cumpre 17 mandados de prisão temporária contra envolvidos em roubos de cargas em sete municípios da região de Campinas, no interior de São Paulo.

continua após a publicidade

Entre os alvos estão dois policiais militares, um policial civil e um guarda municipal, que já foram detidos. A força-tarefa, com integrantes do Grupo de Ações Especializadas Contra o Crime Organizado (Gaeco) do MP e do Batalhões de Operações Especiais de Polícia (Baep), cumpre ainda 22 mandados de busca e apreensão de documentos, bens e veículos.

continua após a publicidade

A região concentra o maior número de roubos de cargas de alto valor no Estado. Corregedores das polícias Civil e Militar acompanham as ações. De acordo com as investigações que resultaram na chamada “Operação Vidocq”, referência a um filme policial com esse nome, os criminosos abordavam as vítimas dos roubos simulando uma blitz da Polícia Militar.

continua após a publicidade

Para isso, os assaltantes se apresentavam usando fardas da corporação. Os mandados são cumpridos em Campinas, Paulínia, Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Artur Nogueira e Cosmópolis.