Rio de Janeiro – A Receita Federal do Brasil divulgou na manhã desta quinta-feira (4) o balanço da Operação Conhecimento Um, deflagrada ontem, no Rio de Janeiro e em mais 15 estados. Ao todo, os agentes apreenderam o equivalente a cerca de R$ 9 milhões em mercadorias principalmente da área de informática, dos quais R$ 8 milhões no Rio de Janeiro.
Na capital fluminense, os produtos, como laptops, placas, monitores e torres de computador, estavam em caixas lacradas e foram encontrados no pátio de uma transportadora na Rodovia Presidente Dutra, na altura do bairro Jardim América, zona norte da cidade. Cinco transportadoras do Rio foram fiscalizadas, escolhidas pelo porte da movimentação, mas somente em uma foram encontradas irregularidades.
A assessoria de imprensa da Receita Federal do Brasil informou que a mercadoria, que veio de Miami, nos Estados Unidos, e seguiria para Vitória, no Espírito Santo, estava em nome de uma instituição fictícia. Todo o material apreendido foi levado para o depósito da Receita na Avenida Brasil. Ninguém foi preso.
Em outra operação, também realizada ontem, agentes da Receita apreenderam, no porto do Rio, 13,5 toneladas de produtos de pequeno porte, como canetas, óculos e relógios. Segundo a assessoria de imprensa, o material seria destinado à rede de comércio informal da cidade.