A operação montada pela Venezuela para libertar três reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deve ser iniciada nesta sexta (28).

continua após a publicidade

Às 17h30 de Brasília (15 horas, em Caracas) helicópteros venezuelanos equipados com remédios, médicos, macas e equipamentos irão para a Colômbia para o resgate. A informação é da Agência Bolivariana de Notícias (ABN).

De acordo com a ABN, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem trabalhado na logística da operação junto com a Cruz Vermelha. Outros seis países acompanham a operação de resgate: Brasil, Equador, Argentina, Cuba, Bolívia e França.

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, está em Caracas, capital da Venezuela, para acompanhar o resgate.

continua após a publicidade

A ABN informou ainda que 16 parentes dos reféns e a senadora colombiana Piedad Córdoba já chegaram à capital venezuelana. Hugo Chávez declarou ser preciso ter paciência. ?Pedimos a Deus que nos ajude para que tudo saia bem?, disse.

A operação irá resgatar três pessoas em poder das Farc: a ex-candidata à vice-presidência da Colômbia Clara Roja, sequestrada em 2002, o filho dela, Emmanuel, de três anos, nascido no cativeiro, e a ex-deputada Consuelo Gonzáles, presa em 2003.

continua após a publicidade