Duas pessoas foram presas em flagrante em São Paulo, nesta manhã, durante a operação Carrossel, da Polícia Federal, que tem como objetivo reprimir a prática de pedofilia na rede mundial de computadores. A ação ocorre simultaneamente em 14 Estados e no Distrito Federal.
Cerca de 410 policiais cumprirão 102 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela 12ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal. Durante a ação serão apreendidos computadores, CDs, DVDs e qualquer material que configure a prática do crime de pedofilia.
As investigações, iniciadas em agosto de 2007, localizaram fotografias e vídeos com conteúdo pedófilo que estavam sendo disponibilizados para cópia por usuários de programas de troca de arquivos.
Os policiais mapearam os endereços das máquinas utilizadas (conhecido como IP – Internet Protocol) para compartilhamento do material pornográfico e identificaram usuários em mais de 78 países, que foram avisados por meio da representação da Interpol no Brasil e pelas adidâncias da Polícia Federal em diversos países.