Um ônibus que transportava um grupo de jovens brasileiros em viagem ao Peru foi retido esta semana na fronteira com o Acre. Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, o problema foi causado por um problema na documentação do veículo.
Na chegada ao país estrangeiro, foi declarado que o ônibus entraria e sairia pelo sul do Peru, mas um problema com neve na região obrigou o veículo a fazer uma mudança no roteiro e sair pela parte norte do país. Os policiais da fronteira, ao constatarem a diferença entre a declaração e o que foi executado, não liberaram o ônibus.
Os passageiros não tem nenhuma restrição para voltar ao Brasil, mas eles alegam que se cruzarem a fronteira sem o ônibus ficarão sem meio de locomoção, e que não têm dinheiro para pagar os gastos não programados.
A Embaixada do Brasil no Peru tenta negociar com as autoridades peruanas uma solução, uma vez que as autoridades locais se mostraram inflexíveis. A embaixada recomendou ainda aos passageiros esperarem no lado brasileiro da fronteira, mas eles decidiram permanecer no Peru enquanto uma solução não for apresentada.