O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Januário Montone, pediu hoje a abertura de uma investigação interna para apurar um caso de omissão de socorro na emergência do Hospital Estadual de Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital.
Imagens exibidas ontem pela Rede Globo mostram um funcionário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) cobrando explicações de um médico, que não responde. A pessoa que o Samu havia socorrido, um homem de 80 anos, não pôde passar da porta do hospital.
O mesmo funcionário faz questionamentos semelhantes a uma enfermeira, que responde: “Quem determina isso não sou eu, da enfermagem. É o médico, né? Não sou eu.” O paciente foi levado ao Pronto-Socorro de Santana, onde foi atendido e recebeu alta hospitalar.
A direção do hospital afirmou que havia avisado os serviços de emergência que a unidade estava lotada, e que não teria capacidade para receber mais pacientes. Segundo a secretaria de Saúde, a investigação é uma medida praxe nessas situações e poderá esclarecer as falhas que causaram o problema.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)