Brasília – As obras de reforma da pista principal do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), começam na segunda-feira (20), segundo garantiu nesta sexta-feira (17) o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Sérgio Gaudezi. A pista vai ficar interditada até o final de novembro, quando será reaberta para o período do verão, ?época de chuvas e de maior movimento no aeroporto?. As obras serão retomadas em abril e concluídas até junho de 2008, a um custo total de R$ 13 milhões.
Os 450 vôos diários do aeroporto serão remanejados para a pista auxiliar. ?Se esta pista não conseguir absorver a demanda, vamos ter que escalonar os horários ou até mesmo transferir alguns vôos para outros aeroportos?, frisou Gaudezi, em conversa com jornalistas. Segundo ele, no início da próxima semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) vão se reunir para definir o possível escalonamento de horários dos vôos e discutir a capacidade de pousos e decolagens de Cumbica com o uso apenas da pista auxiliar, que tem 3 mil metros.
?Não temos outra alternativa. Temos que fechar a pista principal para reformas. Haverá transtornos nos vôos, certamente, mas temos de fazer por uma questão de segurança?, destacou o presidente da Infraero. ?Há uma divergência entre os técnicos. Uns querem diminuir o número de vôos nesse período de reforma. Outros acham que não é necessário. Vamos esperar pela reunião da Anac e do Decea. Se não houver entendimento, o ministro [da Defesa, Nelson Jobim] é quem vai decidir.?
A pista principal de Cumbica tem 3,7 mil metros. A reforma será divida em três etapas. Vai começar na parte central (com 1,4 mil metros), e a previsão é que a obra esteja concluída no dia 10 de outubro. A segunda etapa, na cabeceira da pista (área de 1.300 metros), inicia no dia seguinte (11) e deve terminar em 30 de novembro. ?Com esses dois trechos prontos, a pista já vai estar em condições de ser utilizada no período do verão, época de maior demanda?, pontuou Gaudezi. A última etapa será a reforma da parte final da pista, que tem 1.000 metros, entre abril e junho de 2008.
?A reforma da pista principal de Guarulhos é por uma questão de segurança. E as companhias aéreas serão chamadas a colaborar nesse esforço para aumentar a segurança nos aeroportos do país. O que não pode ocorrer é mais acidentes lamentáveis como os dois últimos que tivemos?, disse Gaudezi numa referências às tragédias com os vôos 1907 (da Gol, em setembro do ano passado) e 3054 (da TAM, ocorrido no mês passado), quando morreram 353 pessoas.
De acordo com o presidente da Infraero, terminada as obras na pista de Cumbica, será possível aumentar a quantidade de vôos no aeroporto. ?Mas a idéia do governo é construir uma terceira pista em Guarulhos. A obra já está prevista no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. É uma prioridade?, finalizou.
No início da noite desta sexta-feira (17), a Infraero divulgou uma nota oficial para esclarecer que a Anac está fazendo "ajustes" sobre os vôos em Guarulhos junto com as companhias aéreas, "faltando apenas concluir o remanejamento de horário de dez vôos domésticos?. Além disso, voltou a enfatizar que "o aeroporto não fechará seu funcionamento em momento algum", mantendo sua capacidade operacional de 33 vôos por hora.
