São Paulo – Prefeitos do Vale do Ribeira vão propor a mobilização das bancadas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul no Congresso Nacional para garantir os recursos necessários à complementação das obras de duplicação das rodovias federais BR-116 e BR-101, que ligam esses Estados ao Mercosul. A proposta foi anunciada pelo prefeito de Miracatu, Itamar Mendonça (PFL), um dos 23 integrantes do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Ribeira (Codivar).
A medida deverá ser aprovada na reunião marcada para a última semana deste mês. “Fizemos mobilização semelhante em 1983 para conseguir o início da duplicação e deu certo”, disse. Os deputados gaúchos e catarinenenses, segundo ele, já estão se movimentando para o prosseguimento da duplicação da BR-101, que tem pista simples a partir de Florianópolis. O trecho entre a capital de Santa Catarina e Curitiba está duplicado.
Em território paranaense, já na BR-116, falta a liberação de 10 quilômetros de pista interditados em razão da queda de barreiras. No Estado de São Paulo, o principal gargalo dessa rodovia são os 30 quilômetros de pista simples da Serra do Cafezal, entre Juquitiba e Miracatu, no Vale do Ribeira. Quase todo o trecho fica no município de Miracatu e é recordista em acidentes. “Nosso hospital vive lotado”, diz o prefeito. O projeto de duplicação está pronto mas não foi licitado. Os prefeitos temem que a suspensão dos investimentos do Ministério dos Transportes afete o prosseguimento da obra.