Brasília – As obras na pista principal do Aeroporto de Guarulhos começam nesta segunda-feira (20). Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), os pousos serão remanejados para a pista auxiliar, com interdição até 10 de outubro, quando estarão prontos os 1,4 mil metros da pista central.
De acordo com a Infraero, a interdição da pista, inicialmente prevista para janeiro, foi antecipada para evitar o fechamento durante o período de férias e para que as obras não coincidam com o período de chuvas.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, a segunda etapa da obra, prevista para começar em 11 de outubro, interditará um trecho de 1,7 mil metros, sendo que 1,3 mil serão reformados, e o restante será mantido como área de escape.
Os outros 2 mil metros ficarão livres para pousos e decolagens. Após a conclusão dessa fase, prevista para 30 de novembro, as obras serão suspensas, e a pista voltará a operar em toda a sua extensão.
A reforma do trecho final terá início em abril de 2008. Na terceira etapa, a pista será usada na extensão reformada nas duas etapas anteriores. Segundo a Infraero, o custo das três etapas das obras na pista será de cerca de R$ 13 milhões.
O cronograma prevê ainda que a conclusão das ranhuras (grooving) na pista principal do aeroporto de Congonhas será antecipada de 25 de setembro para 6 de setembro.