As obras do complexo portuário Barnabé-Bagres, no Porto de Santos, devem começar no segundo semestre de 2009, informou o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito. De acordo com ele, a licitação para definir a empresa responsável pelo projeto deve ser feita no início do ano que vem.

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O termo de autorização para que a empresa Santos Brasil faça os estudos de viabilidade do complexo foi assinado nesta quinta-feira (17) pela Companhia Docas de São Paulo (Codesp). Segundo o ministro, o projeto vai ampliar em 120 milhões de toneladas a capacidade do Porto de Santos, que hoje é de 110 milhões de toneladas.

Com a conclusão do projeto, a área total do porto será de 6 milhões de metros quadrados, o que vai permitir um cais com 11 quilômetros de extensão e a construção de 45 novos berços de atracação para navios. Isso dará uma nova realidade portuária para o país, não só para Santos. O porto de Santos vai se consolidar como o grande porto concentrador da América Latina, avaliou Brito.

O custo total da obra será de R$ 9 bilhões, e os recursos sairão integralmente da iniciativa privada. Segundo ministro, o projeto já está despertando interesse das empresas por causa da demanda crescente que existe por esse serviço no Brasil, especialmente na área do petróleo.

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Será um complexo moderno para atender todas as demandas que o país está tendo no momento, disse Brito, lembrando que a Bacia de Santos está se destacando em nível mundial. O Porto de Santos tem que ter esse escopo na parte de granéis líquidos para atender essa expansão na área petrolífera brasileira, assinalou.

A contrapartida do governo será na área de infra-estrutura portuária. De acordo com Brito, já está sendo feita a dragagem do canal de acesso ao porto, aprofundando de 12,5 metros para 15 metros e alargando dos atuais 170 metros para 220 metros. Essas providências darão condições técnicas para que o projeto possa ser encaminhado, explicou.

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Para o ministro, a obra representa um grande trunfo para o comércio exterior brasileiro. Temos que aparelhar o sistema portuário brasileiro para suportar o crescimento do nosso fluxo de comércio internacional, que tende a crescer muito ainda, disse, acrescentando que 95% das exportações do país passam pelos portos.

Segundo a Secretaria Especial de Portos, a autorização dada empresa Santos Brasil não tem caráter de exclusividade e qualquer outra que tenha condições técnicas e financeiras pode pedir a mesma autorização.