Foto: Daniel Derevecki
UFPR: 6º lugar na lista nacional.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou ontem a lista das instituições de ensino que obtiveram mais de 60% de aprovação na primeira fase da última edição do exame unificado da Ordem. Das 33 instituições presentes na lista, cinco são do Paraná – todas são públicas. O estado só ficou atrás da Bahia, que colocou seis instituições na lista, entre públicas e particulares.

continua após a publicidade

Os quatro melhores desempenhos entre as faculdades listadas ficaram com a Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) que registrou 91,67% de aprovação, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal do Espírito Santo e a Universidade de Brasília (UnB). No Paraná, o melhor índice de aprovação foi obtido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 84,96% dos alunos aprovados (6.º lugar na lista nacional), seguido da Universidade Estadual de Londrina (72%), Universidade Estadual de Maringá (69,85 %), Universidade Estadual de Ponta Grossa (66,67%) e Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, em Jacarezinho (60%).

O presidente nacional da OAB, Cezar Brito, acredita que os índices mostram que ?as instituições públicas têm dado certo. Esse resultado comprova, uma vez mais, que o ensino de qualidade existe no Brasil?, diz. Para o presidente da Comissão do Exame de Ordem da seccional paranaense da OAB, Aramis de Souza Silveira, o índice mostra que as instituições apresentam um nível de formação jurídica de boa qualidade. ?Como é uma avaliação uniforme em quase todos os estados, podemos ter uma comparação melhor?, completa.

Os bons índices, porém, não necessariamente irão se repetir na segunda fase do exame, que acontece domingo. ?Na segunda fase a avaliação é de capacitação técnica-profissional, sendo mais importante a responsabilidade do aluno?, explica Silveira. 

continua após a publicidade