Brasília – A Polícia Federal (PF) aumentou o número de prisões e operações em 2007 em relação ao ano passado. Segundo levantamento apresentado nesta quarta-feira (26) pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, a PF promoveu 188 operações de combate à corrupção e ao crime organizado que resultaram na prisão de 2.876 pessoas, dos quais 316 servidores públicos e 13 policiais federais.
Os números revelam aumento de 7,5% no total de presos neste ano na comparação com 2006. No ano passado, a Polícia Federal prendeu 2.673 pessoas em 167 operações.
Segundo o ministro, a Polícia Federal pretende ampliar o efetivo em 25% na Região Norte, com o objetivo de prevenir crimes como contrabando e tráfico de drogas na Floresta Amazônica e nas áreas de fronteira.
Apesar de comemorar a atuação mais intensa da Polícia Federal, Genro afirmou que o desafio atualmente consiste em melhorar a segurança pública nos estados. ?Há uma deterioração visível da segurança pública nos estados, em áreas de competência dos governos estaduais, inclusive o sistema prisional?, afirmou o ministro.
Na apresentação do balanço, o Ministro da Justiça disse não acreditar que os orçamentos da Polícia Federal e do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) sofram cortes por causa do fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Segundo ele, o governo, até agora, não emitiu indicações nesse sentido.
?Até o presente, não há nenhuma sinalização por parte do presidente da República e da área econômica a respeito de cortes de programas que tem incidência na área social. E 90% do Programa Nacional de Segurança Pública são políticas preventivas executadas pelos municípios e pelos estados, que, na minha opinião, não sofrerão cortes?, avaliou Genro.
