A Secretaria de Aviação Civil informou que o país deverá ter em dezembro desse ano 17 milhões de passageiros em aeroportos, um número 8% superior ao do ano passado.
Para evitar problemas nas unidades, o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, convocou uma reunião entre representantes do governo, dos aeroportos e das empresas aéreas para iniciar o planejamento do setor. A intenção é, durante os dias de maior número de passageiros como Natal e Réveillon, manter a qualidade no atendimento e evitar situações de caos aéreo.
Segundo Bittencourt, até o fim do mês, o planejamento estará definido. Ele se baseará na experiência do ano passado, quando o planejamento antecipado conseguiu reduzir de 21% para 13% o número de voos atrasados em mais de 30 minutos.
Ele informou que poderá haver um reforço no número de pessoas que trabalham auxiliando passageiros. Segundo Bittencourt, um dos desafios a ser encarado será em relação a três aeroportos que foram concedidos, Brasília, Campinas e Guarulhos (SP), que estarão em obras durante o fim do ano.