O novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, disse nesta segunda-feira (2) que as queixas dos consumidores sobre os serviços de telefonia revelam um problema grave e de interesse nacional. Ele cobrou dos presidentes das principais empresas do setor atendimento "pronto, direto e satisfatório" ao consumidor.
Sardenberg anunciou como prioridade na Anatel melhorar os padrões de atendimento aos cidadãos em relação aos serviços de telecomunicações. "A satisfação dos usuários deve orientar a ação geral da agência", afirmou Sardenberg. Ele mostrou que a Anatel registrou uma alta de 30% no número de reclamações dos clientes em relação aos serviços prestados pelas operadoras.
Para uma platéia repleta de presidentes e diretores das principais empresas de telefonia do País, Sardenberg cobrou uma mobilização dos empresários para criar uma estratégia "mais ampla, clara e eficiente" que permita que o atendimento ao consumidor seja "pronto, direto e satisfatório". "Esperamos que os diferentes atores assumam suas responsabilidades e claramente a Anatel está disposta a promover um melhor atendimento aos consumidores".
O presidente da Anatel disse que as queixas dos consumidores revelam um problema grave e de interesse nacional. Ele ponderou que as empresas precisam contar com a ajuda da Anatel para garantir segurança jurídica, mas ressaltou que as companhias devem contribuir com o governo para solucionar "questões dramáticas", como o aumento no número de reclamações. "Estamos pretendendo maior diálogo, maior interação e maior capacidade de concertação", afirmou.
