Rio – Depois de três livros, como se fosse um filme de suspense, o trabalho de reportagem e pesquisa historiográfica de Elio Gaspari sobre a ditadura militar volta à primeira cena da obra: a queda do ministro do Exército Sylvio Frota, destituído pelo presidente Ernesto Geisel. Com aquele ato, Geisel evitou que mais um militar, na condição de chefe da Nação, fosse emparedado pelos quartéis.

Antes dele, Castello Branco e Costa e Silva sucumbiram diante do mesmo mal. Ao demitir o ministro, Geisel restabeleceu a autoridade do presidente da República sobre as Forças Armadas, como registra o jornalista. Evitou uma onda de repressão de proporções chilenas e pavimentou o caminho do projeto de distensão política.

A ditadura encurralada, quarto livro de Gaspari sobre os anos de chumbo, começa a chegar esta semana às livrarias para detalhar o tema de abertura do primeiro volume, A ditadura envergonhada, que, junto com A ditadura escancarada, compõe o tomo inicial da coleção, sob o título Ilusões armadas.

Em boa parte das 22 páginas da introdução do primeiro livro, Elio Gaspari relata o que houve naquela quarta-feira 12 de outubro de 1977, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Agora, em vez de menos de duas dezenas de páginas, são 525, escritas em torno daquele dia, chave para o país.

Foco central

Se nos dois volumes de Ilusões armadas os generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva dividem espaço e cenário com vários outros protagonistas, neste quarto volume e no anterior, A ditadura derrotada, reunidos no tomo O Sacerdote e o Feiticeiro, os dois roubam a cena. Afinal, o Sacerdote e o Feiticeiro, nomes dados por Gaspari a Geisel e Golbery no título de uma monografia produzida em meados da década de 80 e que viria a ser a célula-tronco da coleção, haviam voltado com força ao centro do poder em 73.

De auxiliares de Humberto de Alencar Castello Branco, primeiro presidente do regime de 1964, e junto com ele emparedados pelo ministro do Exército Arthur da Costa e Silva, os “castelistas” Geisel e Golbery retornaram como se fossem fósforos apagados que voltaram a acender.

continua após a publicidade

continua após a publicidade