Em menos de uma semana, morreram nove recém-nascidos que estavam internados na maternidade pública especializada em partos de risco Hildete Falcão Batista, em Aracaju-SE. As mortes ocorreram entre terça-feira e sábado. Segundo a Secretaria de Saúde de Sergipe, foram onze mortes de bebês em uma semana em hospitais de Aracaju.

continua após a publicidade

Segundo a secretaria, é descartada a existência de um surto na maternidade, já que a média de mortes para o Estado registrada nos últimos meses chegou a 23 em julho, 16 em junho e 21 até hoje, o que estaria dentro da média nacional, que é de 17 a 20%, segundo a secretaria. Outras duas crianças faleceram entre sábado e hoje na cidade, mas a Secretaria não soube informar em que hospital ocorreram as mortes.

De acordo com relatório preliminar da Secretaria, pelo menos em três mortes na maternidade Hildete Falcão Batista houve suspeita de infecção, outros dois foram infectados na hora do parto e outro estaria contaminado com a bactéria pseudomona, normalmente encontrada em UTIs, segundo a Secretaria. A Unidade neonatal foi isolada e fechada no sábado para uma limpeza terminal para evitar novas mortes.

continua após a publicidade