Brasília – Durante a Comissão Parlamentar de Inquérito do Apagão Aéreo na Câmara, o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro-do-ar Jorge Kersul Filho, disse ser possível que a Airbus divulgou um comunicado por considerar que o manete do avião da TAM estivesse fora do lugar.
A Airbus divulgou um documento sobre a posição correta do manete, um dos itens que controlam a velocidade do avião, explicando como deve ser utilizado (em ponto morto durante o pouso). Questionado por deputados se esse informe da Airbus poderia indicar que o manete estava fora do lugar, Jorge Kersul respondeu que sim, ?pode?.
?Desconheço se esse fato está registrado, mas teremos essa resposta segunda ou terça-feira?, acrescentou. Uma comissão que está nos Estados Unidos deverá se reunir em Brasília na próxima semana com mais informações. Técnicos da Aibus e da TAM acompanham também o trabalho de transcrição das caixas-preta que está sendo feito em Washington (EUA).
Para Kersul, a Airbus fez bem em emitir a nota, por precaução, para reforçar esse procedimento.
Entre as hipóteses investigadas pelo Cenipa estão a qualidade da pista principal do Aeroporto de Congonhas, que tinha passado recentemente por reforma e ainda não possuída ranhuras; o sistema de frenagem na aeronave ou algum item mecânico; e até erro da tripulação na cabine do Airbus A320.
?Não seria adequado agora antecipar qualquer coisa, porque não teríamos dados para arriscar?, reiterou o militar na sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a crise aérea.
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