Brasília – Depois de um ano e sete meses em cumprimento de pena no Presídio Feminino de Brasília, conhecido como Colméia, Solange Francisca de Souza, 28 anos, recebeu hoje (24) a oportunidade de deixar provisoriamente o complexo penitenciário durante o feriado natalino. Ela e outras 50 detentas foram beneficiadas pelo chamado ?saidão de Natal?.

continua após a publicidade

?Pretendo passar o Natal com a família do meu ex-marido. O melhor presente que posso ganhar e dar é passar o feriado com eles?, disse a mãe de três filhas, que, apesar do período de liberdade, lamentou não poder visitar os familiares mais próximos que moram em Minas Gerais.

Solange afirmou ter sido condenada a sete anos e seis meses de prisão por tráfico de drogas. Segundo ela, o início da prática ilegal se deu após tentativas frustradas de trabalhar como empregada doméstica. Apesar do passado de envolvimento com o crime, a detenta demonstra autoconfiança para lidar com possíveis atitudes preconceituosas.

?É muito bom poder sair e ver a rua de novo. Estou saindo de cabeça erguida e sem vergonha de enfrentar o mundo?, declarou.

Outra beneficiada pelo ?saidão? foi Maria da Penha Lacerda da Silva, 55 anos. Condenada a quatro anos, também por envolvimento com o tráfico, ela afirma estar ansiosa para rever familiares e para saborear a comida caseira.

?Espero rever minha família. Espero ter um Natal feliz com meus filhos e netos. Para mim é a maior alegria do mundo. Se Deus quiser, pelo menos hoje e amanhã vou comer uma comida boa?, alegou a senhora que disse ser bem tratada na Colméia, apesar de fazer ressalvas à alimentação.

Além das detentas, 16 homens que cumprem pena em bloco exclusivo no complexo da Colméia receberam concessão para passar o feriado em casa. Assistidos em tratamentos psiquiátricos, eles só foram liberados na companhia de familiares responsáveis.

Mãe de um dos beneficiados, Joana da Silva Moreira, comemorou o ?saidão? e declarou esperar mudança de atitude do rapaz de 23 anos. ?Estou muito feliz. É o Natal mais feliz que vou passar. Espero que ele saia logo de vez. Espero que ele mude de postura porque ele já mudou muito no tempo que passou aqui?, garantiu.

A data de volta para o presídio segue critérios individuais. A maior parte dos beneficiados deve voltar à penitenciária na próxima quarta-feira (26), mas alguns dos detentos têm retorno marcado para amanhã. A Colméia é localizada no Gama, cidade a 33 quilômetros da área central de Brasília.

continua após a publicidade