A recuperação do arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, continua satisfatória, segundo informações da assessoria do Hospital Samaritano, no Rio, onde está internado desde o dia 24.
De acordo com o hospital, o arquiteto saiu da Unidade de Terapia Intensiva (CTI) na noite de ontem e está na Unidade Intermediária. Ainda não há informação sobre quando Niemeyer será transferido para o quarto.
Ele vem se recuperando dentro do esperado, segundo boletim do hospital, e respira sem a ajuda de aparelhos. Niemeyer passou por uma laparoscopia na tarde de quarta-feira para retirar um tumor no intestino. A operação durou três horas e correu sem problemas.
Na quinta-feira, Niemeyer já tinha sido operado para a retirada de um cálculo na vesícula. De acordo com o boletim médico, o arquiteto vinha apresentando boa evolução, mas apresentou um sangramento intestinal na noite de terça-feira, sem relação com o problema anterior.
Os médicos então decidiram submetê-lo a uma endoscopia digestiva e colonoscopia, em que foi identificada a presença de um tumor de cólon (intestino grosso). Diante do diagnóstico, a equipe médica optou pelo tratamento cirúrgico.