Nelson Jobim diz que vai propor política de defesa do continente

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou neste sábado (23) que iniciará em março uma viagem pelos países da América do Sul para propor a criação de um conselho sul-americano de defesa. O primeiro país onde o assunto será discutido oficialmente será na Venezuela, durante viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Queremos a formulação de uma política de defesa do continente", disse.

O ministro afirmou que "haverá uma tentativa comum de criação de uma indústria de defesa sul-americana" e que "no futuro os países poderão até fabricar armas conjuntamente para as Forças Armadas da região e, depois, exportá-las". As afirmações foram feitas na Base Aérea de Buenos Aires, pouco antes de embarcar de volta para o Brasil. Jobim integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita oficial à Argentina.

Jobim voltou a defender a modernização das Forças Armadas, mas afirmou que isto tem de ser feito por meio de avanço tecnológico e desenvolvimento de uma indústria de defesa no País. "Não há que se pensar no avanço tecnológico das Forças Armadas sul-americanas sem que haja no continente capacitação e fabricação dos insumos necessários para não ficarmos dependentes de terceiros", disse.

Esta viagem pelos países da região para discutir a criação do conselho sul-americano de defesa já havia sido autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro do ano passado. O ministro Jobim pretendia iniciá-la em janeiro, mas acabou adiando a iniciativa para março. Segundo ele, até junho, todos os países da região já deverão ter sido visitados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo