Foto: aeb.gov

Sérgio Gaudenzi estava no comando da Agência Espacial Brasileira.

continua após a publicidade

O engenheiro Sérgio Gaudenzi, de 66 anos baiano do PSB, é o novo presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Na próxima segunda-feira (6) ele vai substituir o brigadeiro José Carlos Pereira. No mesmo dia, a decisão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, vai ser comunicada na assembléia da diretoria da Infraero.

O novo chefe da Infraero, que até ontem (3) ocupava o comando da Agência Espacial Brasileira (AEB), conhece bem tanto o ministro Jobim como o governador de São Paulo, o tucano José Serra (PSDB) – foi militante, como os dois, nos anos 60, da extinta Ação Popular (AP). No movimento estudantil, chegou a disputar, em 1963, a direção da União Nacional dos Estudantes (UNE) com o próprio Serra – desistiu da disputa, o que facilitou a vitória do hoje tucano. Em uma reunião agendada para a próxima semana, mas sem data definida, os dois vão tratar da substituição de toda a direção da Infraero.

O brigadeiro José Carlos Pereira disse que já sabia da substituição por Gaudenzi, mas que não ficou magoado. Ele afirmou estar cansado da "série de violências" que vinha sofrendo desde o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, em setembro.

continua após a publicidade