O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o objetivo das medidas anunciadas nesta segunda-feira (30) é o de criar, no Brasil, pelo menos cinco novos HUBs – aeroportos que fazem distribuição de vôos na malha aérea. "Guarulhos não será necessariamente o principal HUB", disse Jobim, após a reunião desta segunda-feira do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac).

continua após a publicidade

O ministro citou o Aeroporto Internacional de Brasília como o que fará a distribuição dos vôos para as regiões Norte e Centro-Oeste. O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, será escala de vôos para Europa, Estados Unidos, América do Sul e Nordeste do País.

Jobim disse que aeroportos do interior de São Paulo servirão de ponto de distribuição de vôos para a Região Sul e também Região Centro-Oeste. O quarto HUB será o Aeroporto Afonso Pena, de Curitiba (PR), será ponto de partida de vôos também para localidades da Região Sul. O quinto HUB será no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, que distribuirá vôos também para a Região Nordeste.

continua após a publicidade