brasil

Não tenho palavras para descrever meu sofrimento, diz presidente da Vale em vídeo

O presidente da mineradora Vale, Fabio Schvartsman, recorreu às redes sociais para se posicionar sobre o rompimento de uma das barragens da Mina do Feijão, no município Brumadinho, em Minas Gerais, nesta sexta-feira, 25. Com tom de extrema tristeza e de solidariedade às vítimas, o executivo ressaltou seu sofrimento com o acidente e pediu desculpa à população.

“Não tenho palavras para descrever o meu sofrimento, minha enorme tristeza, meu desapontamento com o que acaba de acontecer. É algo além, acima de qualquer coisa que eu pudesse imaginar. Quero dizer da minha solidariedade, que a Vale inteira vai fazer o que for possível para ajudar as pessoas atingidas. É algo que me dói a alma. Tudo o que eu não queria na minha vida é que algo do gênero acontecesse”, afirmou, num vídeo de pouco menos de dois minutos, divulgado por volta das 19h. O Ministério de Minas de Energia informou ter tomado conhecimento do rompimento da barragem às 13h.

O pronunciamento do presidente da mineradora demonstra postura diferente da adotada há cerca de três anos, quando ocorreu o primeiro rompimento de barragem, o de Mariana, em Minas Gerais. Na época, a empresa foi muito atacada pela demora do então presidente da companhia, Murilo Ferreira, em se posicionar sobre o acidente. A mineradora também foi criticada por demonstrar mais preocupação com as repercussões jurídicas do rompimento do que com os prejuízos à população.

Dessa vez, no vídeo divulgado hoje, Schvartsman afirmou que a Vale estava tomando todas as providências técnicas necessárias para evitar que novo vazamento acontecesse e que os estragos provocados em Mariana se repetissem.

“A Vale é uma empresa muito séria. A gente fez um esforço imenso do ponto de vista de deixar nossas barragens na melhor condição possível. Usamos toda tecnologia, especialmente depois de Mariana. É uma lista infindável de ações que foram tomadas do ponto de vista de garantir a estabilidade e a segurança dessas barragens”, disse.

Ao fim do vídeo, o executivo retomou o tom humanista e voltou a se desculpar com os atingidos e população em geral. “Infelizmente, o rompimento aconteceu. Isso é indesculpável, mas mesmo assim peço desculpas a todos os atingidos, a toda sociedade brasileira, e quero dizer que não mediremos esforços para enfrentar essa questão da forma como ela tem que ser enfrentada”, complementou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo