Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu o Ano Judiciário nesta sexta-feira (01) negando o pedido de um deputado estadual de Alagoas para suspender a cassação de seu mandato. Antônio Holanda Costa Júnior (PTdoB) foi acusado de compra de votos nas eleições de 2006 e teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral alagoano.

continua após a publicidade

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, garantiu que o tribunal vai continuar trabalhando para combater os abusos eleitorais. ?A tônica foi dada quando assumimos a presidência do tribunal. Disse, na minha posse, que não haveria tergiversação [uso de subterfúgios], que estaria excluído do cenário o famoso drible à legislação de vigência. E assim nós prosseguiremos neste ano de 2008, e espero que seja a diretriz definitiva do Judiciário eleitoral?, disse Marco Aurélio.

Marco Aurélio também fez um apelo aos candidatos, para que observem as regras existentes nas eleições municipais de 2008, e aos eleitores, para que escolham bem seus representantes. ?São eles os responsáveis pelos respectivos representantes. Que exerçam esse direito cívico inerente à cidadania, que compareçam a este dia de festa cívica de forma consciente, buscando o melhor para este imenso Brasil?, afirmou.

Segundo o ministro, o TSE vai priorizar, este ano, o julgamento dos pedidos de cassação de mandatos parlamentares com base na regra da fidelidade partidária. ?Nós preconizamos na resolução o encerramento destes processos em 60 dias. E o exemplo vem de cima, muito embora às vezes não pareça?, concluiu. Atualmente, 16 processos contra parlamentares tramitam no TSE.

continua após a publicidade

Também terão prioridade na pauta do tribunal os pedidos de cassação dos mandatos de sete governadores e a aprovação das prestações de contas dos partidos políticos. Até o dia 5 de março o TSE deverá aprovar todas as resoluções referentes às eleições municipais deste ano.