Rio de Janeiro – Um muro interno, de aproximadamente 15 metros, na área Leste do estádio olímpico João Havelange, o Engenhão, na zona norte, desabou neste sábado (11) à tarde, sem deixar feridos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o muro fica junto a uma rampa de acesso interna e divide as pistas de atletismo e futebol, numa área usada para aquecimento dos atletas. A prefeitura do Rio já notificou o consórcio Engenhão, responsável pela construção do estádio, formado pela OAS e Norberto Oldebrecht.
A assessora da prefeitura, Caroline Neves, disse que a queda do muro não vai atrapalhar as competições do Parapan que serão disputadas no estádio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os fortes ventos que atingem a cidade desde o início da tarde, teriam provocado o desabamento do muro.
O Instituto Nacional de Meteorologia informou que as rajadas de vento chegaram a atingir mais de 60 quilômetros horários, em conseqüência da entrada de uma frente fria vinda de São Paulo.
Na ponte Rio- Niterói, altura do vão central, os ventos chegaram a soprar entre 40 e 50quilômetros por hora, mas de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, não houve necessidade de fechamento da ponte, porque a ventania diminuiu de pico e no momento o tráfego é normal nos dois sentidos.
A ventania provocou mais problemas nos bairros da zona norte, principalmente no Méier, Água Santa, Engenho de Dentro e Abolição, onde várias árvores foram arrancadas com a força do vento e deixaram diversos bairros sem luz.