Municípios gaúchos atingidos pelas chuvas já contam com apoio de homens e equipamentos da Marinha e da Aeronáutica, informa o Ministério da Defesa. Um grupo de 25 fuzileiros navais pertencentes ao 5º Distrito Naval, sediado na cidade de Rio Grande, foi deslocado para ajudar a Defesa Civil nas tarefas de distribuição de alimentos, água e roupas para a população das cidades São Lourenço do Sul e Turuçu.
Foram acionados ainda o navio patrulha Benevente, um helicóptero Esquilo, um caminhão, quatro botes e uma caminhonete. Hoje, a Força Aérea Brasileira também realizou operações de busca de vítimas isoladas.
Foi utilizado um helicóptero H-60 Blackhawk, que tem capacidade para duas toneladas de carga e pode realizar resgate por guincho. Segundo o ministério da Defesa, amanhã as ministras da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, e da secretaria nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, deverão sobrevoar as áreas atingidas em um helicóptero da Marinha.
Também amanhã a Marinha intensificará as ações em São Lourenço do Sul e Turuçu, a cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre. A decisão foi tomada porque os boletins meteorológicos preveem mais chuvas na região.
O ministério da Defesa também colocou o Exército de prontidão para iniciar, a qualquer momento, ações de apoio ao transporte de alimentos e de pessoas nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também afetados pelas chuvas.