Brasília (ABr) – A partir de hoje, as brasileiras vão contar com uma central telefônica especializada no atendimento a vítimas de violência. Nos três primeiros meses, a central funcionará, em caráter experimental, diariamente das 7h às 18h40. Depois, o serviço passará a atender 24 horas.
O telefone da Central de Atendimento à Mulher em todo o País será o 180. A secretária especial de Políticas para as Mulheres, ministra Nilcéa Freire, disse, nesta quarta-feira, que a equipe estará preparada para atender qualquer caso. "A central vai receber não só denúncias como também vai fazer aquele primeiro atendimento, o acolhimento e a orientação às mulheres que ligarem", informou Nilcéa.
O serviço atenderá todos os tipos de casos, desde assédio sexual no trabalho à violência doméstica e estupro. As vítimas receberão informação sobre os serviços disponíveis em sua cidade e as primeiras orientações. O lançamento do serviço marca as comemorações do Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres.
Engajamento masculino
No Brasil, segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, uma em cada cinco mulheres já foi agredida pelo menos uma vez. A pesquisa mostra que o marido ou companheiro é responsável por 56% dos espancamentos.
Junto com o lançamento do "disque-denúncia", a Organização Não-Governamental Agende (Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento), sediada em Brasília, anuncia hoje o lançamento da Campanha Mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Sob o slogan "Uma vida sem violência é o direito das mulheres", a campanha conta com o engajamento de redes e articulações nacionais de mulheres e de direitos humanos, de parcerias com o Congresso Nacional, de agências das Nações Unidas e órgão governamentais. Dentre as ações está o reforço masculino com a campanha Laço Branco, que busca o engajamento dos homens no combate à violência contra a mulher. (Com colaboração de Gisele Rech)