MR-8 na lista de Saddam Hussein

Londres – O movimento político de esquerda brasileiro MR-8 e o agente de viagens brasileiro Fouad Sarhan aparecem em uma lista de duzentas “personalidades” que teriam recebido petróleo do governo de Saddam Hussein publicada no domingo pelo jornal iraquiano Al-Mada. O Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) aparece junto do nome “Chaves”.

Nelson Chaves, secretário de Relações Internacionais do MR-8, afirmou que o MR-8 negociava petróleo em nome do governo iraquiano, mas negou que o movimento teria recebido qualquer benefício financeiro. Chaves disse que representava o governo iraquiano na revenda de petróleo a empresas e governos de países com os quais ele tinha contato.

“Recebi a responsabilidade de apresentar compradores para o governo iraquiano”, afirmou. “O MR-8 apenas dava solidariedade e recebia solidariedade do governo de Saddam Hussein”. Outro nome da lista, Fouad Sarhan, admitiu à BBC Brasil que vendia petróleo iraquiano, sob o programa Petróleo por Comida da ONU, e ganhava “comissão dos compradores, uns US$ 0,10 por barril”.

Segundo o Al-Mada, o MR-8 teria recebido 4 milhões e meio de barris de petróleo. Mas Chaves disse que a quantidade de petróleo que ele ajudou o Iraque a colocar no mercado teria sido um pouco menor. As operações, segundo Chaves, aconteceram nos anos 90 e estavam no programa Petróleo por Comida, criado pela ONU em 1996 para minimizar os efeitos das sanções impostas depois da invasão do Kuwait pelo Iraque, em 1990.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo