MPT alerta para precariedade no controle de vôo

São Paulo (AE) – O Ministério Público do Trabalho (MPT) fez um alerta sobre a segurança no controle de vôo em São Paulo. De acordo com relatório encaminhado ao 4.º Comando da Aeronáutica, na capital paulista, e à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), os controladores de vôos não têm condições de trabalho previstas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Além disso, alguns deles não têm formação adequada, segundo denúncia de funcionários da categoria. Temendo represálias, um controlador que não quis se identificar afirmou que auxiliares de comunicação, que deveriam ajudar os controladores na jornada de trabalho, não têm qualificação suficiente. ?Eles não fazem o estágio, não sabem ainda controlar radar. São quebra-galhos, uma forma de produzir controlador de uma hora para outra?, relatou ao MPT.

Às vésperas do carnaval, quando o movimento aumenta ainda mais nos aeroportos de todo o País, o relatório faz uma série de recomendações e aponta que muitos dos controladores não têm o descanso previsto de 15 minutos a cada duas horas de trabalho. Além disso, a categoria faz dupla jornada, não tem folga respeitada e trabalha com aparelhos obsoletos, com problemas de visualização e ruído. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo