MP pede à Justiça multa de R$ 2,1 milhões à SuperVia

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) protocolou ação na 6ª Vara Empresarial com um pedido para multar a concessionária SuperVia Trens Urbanos em R$ 2,1 milhões por uma série de falhas no sistema ferroviário metropolitano entre os dias 22 e 24. O MPRJ reuniu reportagens e manifestações dos consumidores, incluindo fotos, vídeos e documentos, principalmente sobre o caos no transporte metropolitano no dia 22, quando o descarrilamento de um trem paralisou todos os ramais ferroviários.

A petição é relativa ao descumprimento de itens da liminar de 2009, que exige solução para a má qualidade dos serviços prestados pela concessionária, principalmente em relação a atrasos, tumultos, acidentes, paralisação dos serviços e falta de informação para os passageiros. Entre as principais irregularidades apontadas pelo MPRJ na petição, estão a ausência de equipes de resgate, sistema de som ineficaz, composições antigas e em mau funcionamento mantidas em circulação e falta de informações adequadas para os passageiros.

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RJ) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) aguardam o laudo do acidente para calcular as multas que serão aplicadas à SuperVia. Na terça-feira, 28, a Agetransp reuniu as concessionárias de transportes para que elas apresentem um plano de contingência integrado nos próximos 30 dias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo