O Ministério Público denunciará à Justiça, por homicídio triplamente qualificado, os quatro policiais militares envolvidos na morte do motoboy Alexandre Menezes dos Santos, de 25 anos. O crime ocorreu no último dia 8, em Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo. A denúncia, que deve ser entregue à 1ª Vara do Júri nesta segunda-feira também acusará os PMs de fraude processual e racismo e inclui o pedido de prisão preventiva deles.
Santos foi abordado pelos policiais durante a madrugada, quando voltada da pizzaria onde trabalhava. A cerca de 200 metros da casa dele, os PMs o abordaram porque a moto dele estava sem placa. Ele ignorou a ordem dos policiais e seguiu até a sua residência. Ali, foi agredido por cerca de 20 a 30 minutos, diante da mãe. Depois, foi levado ao hospital, onde chegou morto.
Segundo o MP, a ficha de atendimento do hospital indica que ele morreu por conta de estrangulamento. Para acusar os policiais, que se encontram presos, os promotores se basearam no depoimento de três testemunhas, entre elas a mãe da vítima, e dos próprios policiais.