Morreu neste domingo (20) de falência múltipla nos órgãos o ex-prefeito de Belo Horizonte (MG), Célio de Castro. O político, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), estava internado desde sexta-feira (18) na capital mineira. O enterro está marcado para segunda às 9h no cemitério Parque da Colina.
Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o ocorrido e destacou duas virtudes do companheiro: a transparência e o compromisso social.
“Célio dizia que todo governante precisava assumir compromissos claros com a população, abrir espaço para a participação popular e trabalhar sem trégua em favor da inclusão social dos segmentos menos favorecidos da sociedade”, disse.
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também em nota, afirmou que Castro sempre se destacou pelo seu profundo humanismo. O governador destacou que o ex-prefeito defendia com vigor e intransigente rigor ético as teses que apoiava. O governador lembrou ainda que, como prefeito, Castro conseguiu vários avanços nas áreas sociais e de infra-estrutura em Belo Horizonte.
O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, destacou que Castro dedicou sua vida s causas públicas e defesa dos direitos das pessoas, principalmente as mais humildes. Ele afirmou ainda que o ex-prefeito foi um exemplo de dignidade, delicadeza, inteligência e carinho pelas pessoas. Por causa da morte do ex-prefeito, foi decretado luto oficial de três dias em Belo Horizonte.