Moody’s avalia que suspensão de bônus é positiva para crédito da Sabesp

A agência de classificação de risco Moody’s afirmou que, caso se confirme, a suspensão do programa de bônus da Sabesp para os consumidores que economizam água é algo positivo para o crédito da empresa. Segundo a Moody’s, isso contribuiria para a recuperação da receita e da geração de fluxo de caixa da companhia.

A Moody’s lembra que, na última segunda-feira, 18, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, anunciou que o aumento nos níveis dos reservatórios de água permitiria que a empresa suspendesse o programa de bônus em vigor desde janeiro de 2014.

Em seu comunicado, a Moody’s diz que o programa de bônus prejudica as receitas da Sabesp em cerca de R$ 1 bilhão (cerca de 9% de sua receita líquida) nos 12 meses até 30 de setembro de 2015. Em dezembro do ano passado, a empresa reduziu o escopo do programa, elevando o limite mínimo de redução no consumo para conceder bônus. Com o aumento no volume dos reservatórios, a Sabesp solicitou a conseguiu autorização para aumentar a retirada de água do reservatório Cantareira, o maior operado pela companhia.

A Moody’s diz que a liquidez fraca da Sabesp permanece como um importante freio para seus ratings, graças à alta exposição da dívida em moeda estrangeira da companhia à desvalorização do real.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo