A prefeitura de Montes Claros, em Minas Gerais, decretou situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram o município neste feriado de Finados. A medida foi tomada na terça-feira. Segundo a prefeitura, 30 pessoas ficaram desalojadas e outros 1.600 moradores foram diretamente afetados pelos resultados das chuvas acima da média mensal. Levantamento feito pelo município aponta que 150 casas foram atingidas e danificadas pelos efeitos dos temporais.
As intensas precipitações ocorridas na cidade de Frei Gaspar desde a segunda-feira causaram o transbordamento do Córrego Conceição, provocando a queda de muros de várias residências e de uma escola, além de danificar estradas vicinais e derrubar pontes, deixando inclusive o transporte escolar da área rural inoperante. Uma residência ficou destruída e seis famílias estão abrigadas na Escola Municipal Lua de Papel e no Mercado da cidade. Outras famílias foram para a casa de parentes e de amigos.
O município de Sardoá também registrou estragos por conta das chuvas, principalmente nos bairros Bela Vista e no Centro. Uma ponte sobre o Córrego do Firmino foi levada pelas águas, uma residência desabou próximo à Praça Santa Antônio e outras sete residências foram danificadas. A Escola Estadual Geraldo Pereira de Almeida foi afetada também pela quantidade de lama. Onze pessoas estão abrigadas em uma residência alugada pela prefeitura.