O município de Monte Mor, na região de Campinas, decretou situação de emergência por 30 dias nesta sexta feira, por causa dos estragos provocados pelas chuvas durante essa semana. A prefeitura calcula os prejuízos em R$ 6 milhões.
O volume de águas provocou vários pontos de transbordamento do Rio Capivari que subiu mais de 3 metros. Os pontos de alagamentos estão em vias do centro e áreas rurais. A força das águas danificou pontes e deixou perto de 300 quilômetros intransitáveis. Cerca de 50 famílias ficaram isoladas e foram transportadas por barco pela Defesa Civil.
Monte Mor faz divisa com a cidade de Capivari, também cortada pelo rio homônimo, que ainda mantém quase 500 pessoas ou 103 famílias abrigadas em escolas e em um ginásio esportivo. A cidade já decretou situação de emergência. Os prejuízos são superiores a R$ 20 milhões. Desde ontem, mais uma unidade escolar em um total de cinco foi colocada a disposição das vítimas das enchentes. A Defesa Civil já contabilizou 205 residências condenadas com risco de desmoronamento.