São Paulo – O arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, celebrou ontem, na Catedral da Sé, a missa que marcou sua despedida da arquidiocese paulista. Nomeado pelo papa Bento XVI prefeito da Congregação do Clero, no Vaticano, dom Cláudio recebeu em sua última celebração autoridades como o governador de São Paulo, Cláudio Lembo, o prefeito Gilberto Kassab e o candidato derrotado à Presidência da República, Geraldo Alckmin.
O rabino Henry Sobel, da Congregação Israelita Paulista (CIP), também participou do evento, que começou por volta das 15h. Dom Cláudio viaja para Roma no próximo dia 3 para assumir o cargo, considerado um dos mais importantes da Igreja Católica. Além de supervisionar a atuação dos padres ao redor do mundo, o prefeito para a Congregação do Clero tem também a função de fiscalizar as finanças das paróquias.
Amigo do presidente Lula, dom Cláudio sucederá o cardeal colombiano Darío Castrillón Hoyos. O Vaticano informou que Hoyos, de 77 anos, se aposentará por causa da idade.