Brasília – Ministros da economia dos países sul-americanos se reúnem na próxima segunda-feira (8) para decidir sobre a criação do Banco do Sul, proposto pela Venezuela e pela Argentina em fevereiro. Coordenada pelo ministro Guido Mantega, a reunião acontecerá no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Ao final da 3ª Reunião de Ministros de Estado de Economia e Finanças de países sul-americanos, prevista para iniciar às 10 horas, os ministros devem anunciar qual será o formato do banco.
Quando propôs a sua criação, o presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou que a instituição teria o principal objetivo de auxiliar os países da região em eventuais crises financeiras. Dessa maneira, segundo Chávez, os países não precisariam recorrer a organismos como Fundo Monetário Internacional (FMI) ou Banco Mundial. O Brasil defende que o Banco do Sul também financie projetos de desenvolvimento.
Guido Mantega já afirmou que a nova instituição não deve ser usada com interesses políticos por nenhuma nação do continente. Segundo ele, o Banco do Sul deveria estar mais voltado para o fortalecimento da infra-estrutura e para a integração na região, agilizando a aprovação de projetos desses países.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)